Conheça 7 peixes de temperamento agressivo para ter cuidado
Aquarista, tenha cuidado ao adicionar algum desses peixes de temperamento agressivo no seu aquário marinho, pois isso pode te trazer problemas. Por mais que alguns sejam bonitos, e tenham até um apelo a mais pelo ‘risco’, tenha ciência de que, se o fizer, poderá estar colocando em risco os outros peixes da sua comunidade.
A agressão entre peixes de água salgada geralmente está relacionada a dois principais fatores:
- Relação predador / presa, na qual o peixe trata o outro animal como alimento;
- Defesa de território frente à uma ameaça, seja à fonte de comida ou à desova;
Que tal aprender tudo sobre aquarismo de uma vez por todas? Clique aqui e veja o curso que me ensinou DO ZERO como ser um aquarista de sucesso!
Predador / presa
Agressão predador / presa é quando seu peixe tenta comer o outro habitante simplesmente porque ele parece saboroso.
Agressão de território
Agressão de território é quando um peixe pensa que o outro peixe (ou em alguns casos qualquer criatura viva – cuidado com o dedo) não pertence ao seu território.
Estudos comportamentais sobre peixes demonstraram que um peixe agressivo, se já estabelecido em um território, defenderá seu território de um peixe externo.
Uma forma de mitigar esse risco é reverter a ordem de colocação. Isso significa colocar o peixe agressivo dentro do território de outro peixe. Nesses casos a agressão é não é tão significativa.
Como foi comentado acima, a agressão ao território nem sempre é sobre o território real. Também pode ser sobre comida ou acesso a parceiros.
Agressão alimentar
Agressão alimentar ocorre quando seus peixes estão competindo pelo acesso à mesma comida.
Agressão de acasalamento
Um par ou harém de peixe que está em namoro ou se acasalou pode exibir uma agressão significativa contra outros peixes
7 Espécies mais agressivas de peixes de aquário marinho
Aqui está uma lista de 7 peixes de temperamento agressivo de água salgada. Tenha cuidado ao adicionar esses peixes ao seu aquário, pode ser melhor evitá-los completamente se você não tem tanto tempo para cuidar dos seus peixes. Peixe Gatilho
É uma pena, mas esse peixe lindamente colorido é agressivo. A maioria dos peixes-gatilho, de fato, são agressivos.
Peixe Falcão
Os falcões são realmente bons peixes comunitários, em termos de como eles se relacionam com outros peixes no aquário – mas são extremamente agressivos com invertebrados como caranguejos ou camarões.
É uma escolha complexa, mas se você espera manter esses animais no seu tanque, é melhor repensar se vale a pena comprar um peixe-falcão.
Castanheta listrada
Esse bonitinho pode ser barato e bonito, mas pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Se você está procurando um peixe pequeno e barato, convém escolher algo que não seja uma castanheta listrada.
Cirurgião Patela (Tang)
Você sabe que característica anatômica distingue os peixes cirurgiões de outros peixes de recife? Os peixes-cirurgião (ou espiga) têm um bisturi minúsculo no rabo e o manejam ameaçadoramente para defender seu território.
Se você pretende montar um aquário de recife, escolha bem quais vão ser os vizinhos desse rapaz.
Peixe-palhaço marrom
Conhecido como mordedor de mão, o peixe-palhaço marrom, principalmente o peixe-palhaço marrom maior, é notoriamente uma das variedades mais agressivas de peixes-palhaço comumente mantidos.
Enguia de floco de neve
A enguia do floco de neve pode parecer pequena, fina e uma linda especie listrada, especialmente se você a enxergar como um filhotinho, mas não se deixe enganar.
A enguia é um membro da família das moreias e come qualquer peixe que possa pegar e encaixar na boca. Sendo uma enguia, também pode fazer um trabalho melhor do que o seu peixe ao entrar e sair de fendas apertadas – portanto, não haverá lugar para o seu peixe se esconder.
Peixe-leão
Obviamente, você não pode ter um artigo sobre peixes agressivos de água salgada sem prestar homenagem ao rei do aquário marinho. O peixe-leão é claramente o peixe mais agressivo de água salgada. Ele come qualquer animal do seu aquário (peixes, camarões, caranguejos) que caiba na boca.
Conclusão
O comportamento agressivo entre os peixes de água salgada é normal. Dessa forma, é importante planejar a ordem de quando você coloca os peixes em seu tanque e garantir que você mantenha espécies e indivíduos compatíveis.
Tenha cuidado se você estiver pensando em adicionar peixes de temperamento agressivo no seu aquário, pois dificilmente você vai tirar as tendências naturais do peixe.
Last Updated on
abril 30, 2020 às 9:46 am
Faltou o diabo da donselinha
abril 30, 2020 às 12:02 pm
Verdade!! Vamos atualizar hoje mesmo, Victor.