Alga Marrom no Aquário Marinho: saiba como evitar e remover de vez!
Se você é dono de um aquário de água salgada, provavelmente está familiarizado com a temida alga marrom de aquário marinho que pode rapidamente tomar conta da casa dos seus peixes.
- Interessado em aprender tudo sobre aquarismo de uma vez por todas? Clique aqui e veja o curso que me ensinou DO ZERO como ser um aquarista de sucesso!
A Alga Marrom de Aquário Marinho
A alga marrom de aquário marinho é especialmente comum em aquários mais novos, o que pode causar preocupação principalmente em aquaristas iniciantes.
Em geral, a alga marrom de aquário marinho não prejudica seus peixes se você a mantiver sob controle. Alguns peixes gostam de comê-la e podem ajudá-lo a limpar seu aquário marinho, embora geralmente não seja bom para o ambiente aquático.
A boa notícia é que esse problema é muito fácil de resolver. Também é relativamente fácil impedir que as algas marrons de aquário marinho cresçam se você souber o que o causa. Algumas medidas preventivas farão com que o seu aquário fique saudável e livre das algas marrom.
Identificando o problema com alga marrom:
Algas marrons de aquário marinho (também chamadas de algas de cascalho ou sílica) começam como manchas marrons no substrato ou no vidro do aquário. Uma vez estabelecida, pode revestir rapidamente a maior parte das superfícies do aquário com uma camada fina de marrom escuro que é facilmente removida, em sua maior parte.
Essas manchas apresentam o aspecto de serem quase peludas. Apesar de não machucarem o seu peixe, as algas marrons de aquário marinho vão turvar a água e geralmente fazem o seu aquário de água salgada parecer menos bonito e saudável.
Causas de algas marrons de aquário marinho
Alga marrom em aquário marinho é uma ocorrência comum em ecossistemas recém-montados. Aquários mantidos em locais sombreados também são mais propensos a desenvolver problemas de algas marrons. Em geral, você pode ver algumas causas principais.
Principais causas de alga marrom em aquário marinho:
Entre as principais causas para o aparecimento deste tipo de alga marrom estão,
- Excesso de silicatos e nitratos
- Luz inadequada
- Uma abundância de nutrientes
- Baixos níveis de oxigênio
Os silicatos podem ser muito abundantes em água da torneira, que é rica em ácido silícico. Também podem decorrer da lixiviação de alguns tipos de substratos.
Além da também aparecerem na água da torneira, os nitratos podem se acumular a partir de alimentos não consumidos, material morto ou um ambiente sobrecarregado.
É também um sinal de que a química do seu aquário não está em um equilíbrio ideal, por isso é extremamente importante acompanhar os parâmetros do seu aquário marinho
- Veja em nosso post quais são os parâmetros de aquário marinho mais importantes
Como remover algas marrons do seu aquário marinho
Um problema de algas marrons é fácil de resolver pois não há dificuldade em limpar e não envolve a lavagem real do aquário marinho. A parte mais difícil é geralmente tirá-lo do substrato.
Removendo a alga marrom:
- Limpe todas as superfícies e aspire bem o cascalho.
- Use resina adsorvida de silicato no filtro.
- Aumente a iluminação para que o tanque receba 6 a 8 horas de luz por dia.
- Adicione peixes como um plecostomus ou vários otocinclus (comumente conhecidos como cascudos)
Este tipo de algas não adere fortemente às superfícies do aquário e é facilmente removida. Limpar o cascalho com um sifão removerá rapidamente os restos de alga marrom do substrato. Isso é importante para garantir que as algas não voltem a crescer tão rapidamente. Você deve limpar qualquer decoração de tanque que possa ser afetada também.
Aumentar a iluminação inibirá o recrescimento de algas marrons. À medida que um novo aquário marinho amadurece, as algas marrons são frequentemente eliminadas naturalmente por plantas e algas verdes que competem por nutrientes dentro do aquário marinho.
Se o problema for devido a altos índices de silicatos na água, e as algas marrons de aquário marinho persistirem, compre uma resina especial absorvente de silicato para o filtro do tanque.
Evitando a alga marrom no aquário marinho
Os silicatos e nitratos, juntamente com a iluminação, devem ser suas maiores preocupações. Se você verificar cada uma dessas causas potenciais, você deve ser capaz de equilibrar os níveis de nutrientes e oxigênio do tanque.
Como com qualquer alga, manter o tanque limpo e realizar trocas parciais regulares de água são as melhores medidas preventivas. As melhores medidas de manutenção do tanque são resumidas simplesmente:
Além disso, a regulagem correta do pH é sempre importante. Para saber como regular da maneira correta leia nosso artigo sobre regulagem de pH
- Use água de osmose reversa
- Mude a água regularmente
- Limpe o aquário regularmente
- Fornecer boa iluminação
Infelizmente, ainda é possível obter algas marrons, apesar da manutenção regular, especialmente em um aquário recém-criado. Atenção imediata ao crescimento súbito de algas marrons no aquário marinho evita problemas mais sérios.
Last Updated on
junho 8, 2020 às 11:01 pm
Cascudo em aquário marinho ? Que tipo de dica é essa? Não entendi